A biodiversidade do litoral de Guarapari é uma das maiores e mais encantadoras do país. Devido à localização, é possível apreciar espécies tanto de águas quentes, quanto de águas frias. Os pontos de mergulho da cidade proporcionam ao visitante uma experiência diferente e inesquecível. Os quatro principais pontos são: Ilhas Rasas, Ilha Escalvada, Três Ilhas e os naufrágios - Victory 8b e Bellucia.
Os iniciantes podem começar pelas águas cristalinas das Ilhas Rasas. A profundidade inicial em que se pode explorar é de 4 metros e, o máximo, 20 metros. Entretanto, quem está iniciando pode mergulhar até os 12 metros. As espécies que podem ser avistadas debaixo d'água, na região, são: moreias, peroás e outros peixinhos coloridos.
É também próximo às Ilhas Rasas que está o navio inglês Bellucia - que naufragou em 1903 enquanto transportava café e correspondências. A embarcação nunca chegou ao destino final, em Nova Orleans, nos EUA, pois durante o percurso colidiu com uma baixa de pedra e se partiu, formando em Guarapari um dos pontos mais interessantes de mergulho do Brasil, onde se pode avistar lagostas, cardumes menores, paru, entre outros
Outro ponto com uma história interessante e várias espécies a serem observadas é a Ilha Escalvada. Nela está o Victory 8B, cargueiro abandonado no Porto de Vitória em 2000. Após ser elaborado um projeto para que se tornasse um recife artificial de mergulho, em 2003 foi afundado na costa de Guarapari. Com profundidade de 33 metros, abriga hoje muitas espécies de peixes, pois foi criado também para ajudá-los na reprodução.
A Ilha Escalvada, com profundidade de até 18 metros, reserva em suas águas cristalinas a maior biodiversidade de arrecifes do Brasil. Aparecem por lá: polvos, lagostas, moreias, cirurgião-azul, frades, anjos... os cardumes maiores também podem ser vistos no local.
O arquipélago das Três Ilhas, a três quilômetros da costa, também é um point de mergulho. O paraíso escondido é composto pelas ilhas Cambaião, Guanchumbas, Guararema, Leste-Oeste e Quitongo. Devido às águas limpas e calmas, os peixinhos de aquário são os que mais aparecem por lá. Com uma máscara de mergulho, você pode ter a chance de apreciar espécies como ciliares, budião, badejo e garoupa.
MERGULHO
Quem busca um dia de diversão pode facilmente embarcar na incrível biodiversidade que os mares do balneário reservam. É realizado o que se chama de batismo. A pessoa mergulha, durante aproximadamente 30 minutos, sempre acompanhada de um instrutor e pode curtir o visual debaixo d'água.
Para ir além e ter acesso seguro aos recifes é necessário fazer um curso de mergulho. O treinamento dura alguns dias e mescla teoria, aulas de piscina e no mar. As empresas que fazem esse serviço na cidade são a Acqua Sub e a Atlantes. Podem realizar os mergulhos pessoas a partir de 10 anos.
A visita às Três Ilhas é realizada em barcos e escunas. A Escuna Indiana, no centro da cidade, leva os visitantes ao arquipélago uma ou duas vezes ao mês. Após a divulgação da data, na página do Facebook, é possível ligar e agendar. Crianças de até 4 anos não pagam.
#vendacasasemGuarapari #michelgavaimoveis #praiadomorro #vilavelha #vitoria #vendoapartamentosem100x

Nenhum comentário:
Postar um comentário