domingo, 15 de julho de 2018

Guia do Comprador Confira as dicas que a Michel Gava Imóvies preparou para você comprar seu imóvel com a certeza de estar fazendo um bom negócio!

Quando saber se é o imóvel ideal?

É esse!
É claro que mesmo visitando o maior número possível de imóveis e adquirindo bagagem para compará-los, a dúvida sobre qual seria o seu imóvel ideal para suas necessidades, pode persistir.
Por esse motivo, um erro comum entre os compradores é ficar, mesmo já tendo escolhido por um, esperando por uma melhor oportunidade. Mas, e se este “melhor” não existir? O ideal é que você sempre inicie a negociação no imóvel de seu interesse, e caso ainda haja dúvidas continue visitando outros.
Dessa forma, enquanto o proprietário avalia a sua proposta, você, com agilidade poderá buscar por esta segunda opção, e caso não encontre, terá assegurado já com alguns passos à frente em relação à possíveis concorrentes suas chances de fechar negócio com a escolha inicial.
É bom que você perceba a importância da agilidade para compra do imóvel que te encantou antes mesmo que ele seja vendido - a frustração de perdê-lo é horrível, por isso, mesmo se ainda houver dúvidas, busque agilizar suas visitas a outros imóveis para que possa comparar e tomar a decisão o quanto antes.

Fechando negócio

Iniciando a negociação!

Proposta? Sim, por favor!
Você gostou do imóvel e ele está por um bom preço? Esta é a hora de fazer a sua proposta de compra - passe ao seu corretor ou ao gerente do mesmo qual a sua forma de pagamento.
Muitas pessoas tendem a buscar nesta etapa uma redução de preço no valor anunciado - o que é receptível, mas não garante a redução, no entanto, é importante não fazer propostas indecorosas, pois, se ofendido o proprietário fechará as portas para qualquer outra redução, caso ele esteja inicialmente aberto a uma negociação.
Ajustado a condição de pagamento entre vendedor e comprador, a imobiliária será responsável por todo o processo de intermediação de compra até o contrato de compra e venda.
Vale lembrar que nesta etapa, caso opte por financiar o seu imóvel, é importante que você já esteja com o seu crédito pré-aprovado, para evitar surpresas desagradáveis após a assinatura do compromisso de compra e venda.

A Michel Gava Imóveis procura o financiamento ideal para você, sem custo e sem exclusividade com nenhum banco. Caso queira saber mais sobre este serviço.

A espera da oferta irrecusável

Se ela aparecer, desconfie!
Muitos compradores desejam encontrar um imóvel cujo vendedor está apertado financeiramente e disposto a repassar o seu bem à um valor extremamente baixo se comparado ao mercado.
Louco é quem recusaria uma oportunidade destas, certo? Errado!
Esta oferta irrecusável não existe e caso ela apareça, desconfie! Se existisse algo corriqueiro a esse respeito a venda com certeza aconteceria entre os próprios parentes e amigos ou dentro das imobiliárias - o que podemos afirmar, não ocorre. Existem nos bancos linhas de crédito onde é possível o proprietário dar o seu imóvel como garantia a juros bem reduzidos, o que certamente seria uma alternativa melhor que vender seu imóvel, com desconto significativo e abaixo do valor de mercado.
Ainda assim, é possível encontrar algumas situações de risco disfarçadas de “oportunidade”. Fiquem atentos pois por trás de um suposto bom negócio, podem estar problemas estruturais, de documentação, golpes, fraudes e até mesmo crimes.
Conte sempre com a ajuda de uma imobiliária de respaldo que irá garantir a segurança do seu negócio. A verdadeira oportunidade no mercado imobiliário é um imóvel que atenda ao perfil desejado e com o preço justo.

A avaliação dos documentos

Saiba o que é realmente exigido!
Realizada a negociação e acordada a condição de compra, é hora de a imobiliária iniciar a confecção do contrato e conferência das devidas documentações.
Nesta etapa é realizada uma análise completa da documentação do imóvel e dos vendedores, oferecendo maior segurança ao comprador e garantindo a ausência de problemas futuros.
Para esta verificação, a análise do vendedor é realizada com a identificação das seguintes esferas:
  • Justiça Comum;
  • Justiça do Trabalho;
  • Justiça Federal;
  • Receita Federal;
  • Serviço Central de Protesto de Títulos - Certidão de Protesto;
  • Instituições Financeiras - em caso de imóveis financiados;
  • Cartório de Registros de Imóveis;
  • Cartórios de Títulos e documentos;
  • Registro Civil e Pessoas Jurídicas;
É necessário a verificação de todas as certidões e cadastros em nome do vendedor e seu cônjuge, nos cartórios da cidade onde está situado o imóvel e na cidade onde o casal mora, caso sejam diferentes.
Verifica-se também a documentação do imóvel, com o objetivo de identificar a existência de alguma causa que impeça a sua venda, como por exemplo, a matrícula atualizada do imóvel e certidão de ônus.
Portanto, ao começar a procura de seu imóvel, opte por profissionais reconhecidos no mercado imobiliário. Faça sempre negócios com segurança e tenha cuidado com a relação de documentos disponíveis na internet, apesar de algumas informações serem bem completas a expertise da imobiliária que te assessora conta muito para análise das muitas variáveis existentes.

Fique atento à documentação

O contrato de compra e venda

Com conhecimento, é possível se livrar de furadas e economizar!
Após analisar e constatar a saúde do imóvel, a transação poderá ser concretizada com segurança. Dessa forma, a imobiliária agendará com o comprador e vendedor a data e local de assinatura do contrato de compra e venda.
A elaboração de um contrato equilibrado entre as partes também deve ser papel de uma Imobiliária, por isso, aqui vão algumas dicas sobre o que é preciso se atentar no ato da assinatura.
  • Verifique seus dados e demais detalhes que são delineados nas clausulas. Tire suas dúvidas;
  • Confira se consta a necessidade da Declaração do Síndico ou da Administradora, afirmando que o imóvel se encontra em dia com o pagamento das cotas condominiais (se houver condomínio), quando da assinatura da escritura ou contrato de financiamento do imóvel. Se a declaração for dada pelo síndico, deve ser acompanhada da Ata da Assembleia que o elegeu;
  • Ainda com relação ao contrato, fique atento quando o assunto for prestações de imóveis adquiridos na planta, veja qual o sistema de correção das mesmas. Caso haja reajustes converse com o profissional que está lhe atendendo e obtenha o máximo de explicações sobre o método utilizado. Se a intenção é de comprar na planta, esteja preparado, pois SEMPRE há correção do saldo devedor;
  • Em Minas Gerais, usualmente cabe ao vendedor o pagamento das despesas de corretagem, e ao comprador o pagamento do ITBI (imposto de transmissão) e da escritura.
Tomadas as providências e estando a documentação em ordem, o comprador poderá efetuar a aquisição do imóvel. Esse processo dependendo do acesso que a imobiliária possui junto aos cartórios e aos órgãos de poder Judiciário, Federal, Estadual e Municipal, pode ser realizado em algumas horas garantindo maior agilidade e segurança à sua compra.

Assinatura da escritura

Agora você está bem próximo!
Atualmente, o registro do imóvel em cartório é feito através de uma matrícula, que nada mais é que a “carteira de identidade” do imóvel, onde é possível obter todas as informações a respeito do mesmo.
O número de matrícula é exclusivo de um único imóvel e deve constar toda a história, descrição e o nome do proprietário. A escritura é uma prévia da matrícula (a escritura “se torna” registro quando registrada na matrícula). Cada imóvel está registrado em um determinado cartório de registro de imóveis, sendo que, sua localização é que determinará em qual cartório deverá ser efetuado o registro.
De posse do traslado da escritura, ela deverá ser encaminhada ao cartório de Registro de Imóveis competente.
Atenção! Após a lavratura da escritura pública, ou assinatura do contrato de financiamento o adquirente deverá promover o Registro dessa escritura no Cartório de Registro de Imóveis. Quem não registra o Imóvel, não é plenamente dono!
Conte sempre com a ajuda de um despachante para te assessorar nesta etapa! Lembramos que as consequências da não contratação podem ser catastróficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário