sexta-feira, 30 de março de 2012

Espírito Santo lidera ranking de encalhes de baleias jubartes em 2011

Treze baleias jubarte encalharam no Espírito Santo neste ano. O Estado lidera o ranking de encalhe da espécie, à frente da Bahia, que registrou 10 ocorrências, do Rio de Janeiro, onde três animais morreram, do Ceará e Rio Grande do Norte, com duas ocorrências cada.
As informações são do Projeto Baleia Jubarte, que acaba de divulgar o levantamento de encalhes da temporada 2011. No total, 34 baleias jubarte encalharam no Brasil, também em lugares como Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão e Santa Catarina com um encalhe cada.  Em comparação com 2010, o número é três vezes menor. No ano passado, foram 96 encalhes na costa brasileira e a Bahia estava à frente do Espírito Santo.
 
De acordo com o Diretor de Pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, a redução deste número “reforça a hipótese de que ocorreu, em 2010, o que chamamos de mortalidade não-usual, ou seja, um aumento no número de animais mortos que foge ao que seria esperado em uma situação normal”.

A Bahia e o Espírito Santo recebem, todos os anos, aproximadamente 80% das cerca de 9 mil  baleias jubarte que chegam para se reproduzir no Brasil, entre os meses de julho e novembro.O Banco dos Abrolhos, que corta os dois estados, é o maior berço reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul ocidental, o que explica o fato de ambos estarem à frente no ranking de encalhes de baleias jubarte.

O Projeto Baleia Jubarte, realizado pelo Instituto Baleia Jubarte, é patrocinado oficialmente pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Fonte: Yes assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário