sábado, 17 de março de 2012

vídeo da nasa

Ao olhar para o céu e ver a Lua é difícil imaginar como era o satélite em sua origem. A impressão é que ela sempre esteve no mesmo lugar, com a mesma coloração acinzentada e crateras extensas. Mas nem sempre foi assim. Em vídeo feito pela NASA com imagens produzidas pela missão Lunar Reconaissance Orbiter (LRO), é possível acompanhar a evolução da Lua em seus mais de 4,5 bilhões de anos de história.

Leia Mais


A viagem começa na época que o satélite era uma grande bola de magma, resultado de uma colisão entre um corpo do tamanho de Marte com a Terra. O filme segue mostrando a série de impactos que aconteceram na superfície lunar. Em bilhões de anos de existência, o satélite foi bombardeado inúmeras vezes e as violentas colisões foram as grandes responsáveis pela formação das crateras que compõem hoje a Lua.

Lançado ao espaço em 2009, a LRO é parte do programa da agência monitoramento do terreno lunar, que tem como objetivo procurar campos de pouso para futuras missões tripuladas à Lua. O vídeo, que tem pouco mais de 2 minutos de duração, faz parte de uma série feita pela NASA em comemoração aos 1000 dias de órbita da LRO.

Em outro vídeo, a NASA leva o espectador a um tour pela Lua, narrado em inglês, e que mostra suas principais crateras e o local onde a Apollo 11 pousou. A missão, de 1969, era tripulada por três astronautas, inclusive Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua.
Confira abaixo a animação que mostra a evolução da satélite e, logo abaixo, o tour da Lua:

Nenhum comentário:

Postar um comentário